IBAN e SWIFT

O Novo sistema de pagamentos para o adSense notificado pelo Google no mês passado deixou muitas dúvidas e incertezas. Nas ficou claro a respeito do que cada editor teria que fazer. Outro assunto que veio à tona foi a Sigla IBAN. Se até então os editores já sabiam como preencher o formulário antigo, o novo deixo uma impressão de "estar faltando algo". Para entender o novo formulário, há que se entender, primeiramente o que representa cada sigla.

BIC é a abreviação, em inglês de BANK IDENTIFIER NUMBER ou Número de identificação do banco. Há diversas formas de se identificar uma conta bancária. As principais são SWIFT ou IBAN (International Bank Account Number). No Brasil o BIC sempre foi representado pelo SWIFT, já na Europa, o IBAN era mais utilizado. O SWIFT (Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication) apresenta alguns problemas. Apesar de ser utilizado como identificado bancário, o número, por si só não é conclusivo. Há que se informar a agência e a conta. Já o IBAN é uma série de números que mostram o Banco, a agência e a conta em um só código. A partir de julho de 2013, todos os bancos foram obrigados pelo Banco Central a oferecer, a pedido do cliente, o IBAN referente à sua conta.

Antes do IBAN, havia diferentes  normas nacionais para a identificação de conta bancária (ou seja, banco, agência, os códigos de roteamento, e número da conta) o que causou confusão para alguns usuários. Isso levou à falta de informações de roteamento necessárias, afetando os  pagamentos. Informações de roteamento, conforme especificado pela ISO 9362 não contém dígitos de verificação, então erros de transcrição não eram detectáveis e não era possível que um banco emissor pudesse validar as informações de roteamento antes de enviar o pagamento.

Esse foi um dos motivos pelo qual o Google simplificou o formulário. Apesar de muitos reclamarem que os novos formulários não apresentam o campo para o preenchimento da agência, com a utilização do IBAN isso não é mais necessário. Basta digitar o número fornecido pelo banco como IBAN a você e digitá-lo no campo conta corrente.


Eu não fiz nada. O que tenho que fazer?

Se na sua página aparecer um aviso com o texto "Sua conta foi atualizada para um novo sistema de pagamentos. Saiba mais." Nada precisará ser feito. Parabéns a atualização foi feita pelo próprio Google.

Já tenho uma conta. O que devo fazer?

Se você já está cadastrado no AdSense, o próprio Google atualizou a sua conta para o novo sistema. A princípio você não terá com o que se preocupar. Segundo a empresa, 98% das contas dos editores foram transferidos para o novo formato.

Minha Conta não foi alterada. O que fazer?

Se em sua plataforma aparecer um aviso de que não foi possível alterar a sua conta de forma automática, você deverá fazê-lo de forma manual. Basta preencher o novo formulário preenchendo os campos:

Nome do titular da conta bancária

Nome do banco

Número da conta bancária

BIC

Tenho conta no Banco Rendimento. Como é o IBAN de minha conta?

Segundo o Google, pela peculiaridade do número da conta do Banco Rendimento, este código pode ser preenchido.

O Banco não me deu o IBAN. Como faço?

O Próprio correntista até poderia gerar o seu próprio código. Mas em mais de 29 caracteres, a chance de errar é muito grande. Mesmo assim, a forma de se compor o IBAN é a que segue:

Quantidade total de caracteres: 29

- 2 caracteres alfanuméricos correspondentes ao código do País conforme norma ISO 3166

- 2 dígitos verificadores (mod 97) conforme norma ISO 7064 faixa de 02 a 98

- 8 caracteres numéricos correspondentes ao identificador da instituição financeira – ISPB, conforme lista de participantes do STR divulgada no site do Bacen.

- 5 caracteres numéricos correspondentes à identificação da agência bancária (sem dígito verificador)

- 10 caracteres numéricos correspondentes ao número de conta do cliente (com dígito verificador)

- 1 caractere alfanumérico correspondente ao tipo conta, conforme dicionário de tipos do Catálogo de Mensagens e de Arquivos do SFN

- 1 caractere alfanumérico correspondente à identificação do titular da conta, de acordo com a ordem na listagem de titulares - sendo “1” para o primeiro ou único titular, “2” para o segundo titular, “A” para o décimo titular, e assim por diante, utilizando os caracteres alfabéticos de “A”  a “Z” (incluindo “K”, “Y” e “W”) para os titulares a partir do décimo.

Referências oficiais ao IBAN podem ser obtidas aqui: http://www.bcb.gov.br/?iban

2 comentários:

RARIDADES DA CAPOEIRA disse...

ja fiz isto mas meu pagamento e e processado,ja conferi todos dados,preciso de ajuda

Dicas do Lekão disse...

Muito legal, pois peguei essa moda nova.. rsrs coloquei todos os dados pedidos que são esses 2 códigos, me ajudou muito em saber que o IBAM tem tudo.
Valew!!